Reduzir o lixo doméstico

Mudanças climáticas, contaminação da água e do solo, doenças e alagamentos assustam e merecem a nossa atenção. A produção e o descarte irregular do lixo são a principal causa desses problemas. Minimizar o impacto que o nosso estilo de vida provoca na natureza é urgente. Já parou pra pensar qual é a nossa responsabilidade? E o que podemos fazer para ajudar? Pequenas mudanças de hábito fazem muita diferença. Confira algumas práticas simples para reduzir a produção de lixo no dia a dia.

1) Planeje suas compras: Faça uma lista com todos os itens e as quantidades que você utiliza e analise o que não está sendo bem aproveitado. Evite o desperdício de comida e de produtos.

2) Recicle: Descartar o lixo no local adequado é uma das principais atitudes para evitar problemas. Separe o que pode ser reciclado do que é lixo orgânico.

3) Evite descartáveis: Se abandonar o hábito das sacolas plásticas está um nível impossível pra você, pelo menos evite usar talheres, copos e canudos de plástico. Já ajuda bastante!

4) Prefira embalagens reutilizáveis e retornáveis: Crie o hábito de utilizar produtos que ofereçam conteúdo em refil ou embalagem retornável. Além de reduzir o lixo também é mais econômico!

5) Compacte o seu lixo: Essa prática é muito simples, mas poucas pessoas fazem. O transporte e o depósito de lixo são sobrecarregados por materiais mal descartados que ocupam espaço sem nenhuma necessidade. Amasse bem as latas, garrafas e caixas antes de jogar fora.