Comprovação de Renda de Autônomo

Para comprar imóvel por meio de financiamento imobiliário é preciso a comprovação de renda. Esse procedimento é o primeiro passo para a liberação do crédito. Mas e se for profissional autônomo, como faz? Para ajudar você que não tem comprovante de renda no modelo tradicional de registro em carteira, confira os principais documentos que também são aceitos pelos bancos.

Extratos bancários: O saldo médio da conta bancária é aceito como comprovação de rendimentos pela maioria das instituições que trabalham com crédito imobiliário.

Declaração de Imposto de Renda: Essa comprovação geralmente é aceita quando acompanhada pelo recibo que atesta a entrega à Receita Federal.

DECORE: A “Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos” é o principal documento de comprovação de renda dos autônomos, microempresários e profissionais liberais. Deve ser emitida por um contador e autenticada com o selo que atesta a habilitação desse profissional.

Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA): Esse documento comprova a prestação de atividade remunerada, seja para uma empresa ou contratante particular. Como a emissão desse comprovante é de responsabilidade da fonte pagadora, não deixe de solicitá-lo, sempre que possível.

Comprovação de renda em conjunto: Pode ser feito com o cônjuge, parentes e até pessoas sem vínculo familiar. O que vale, nesse caso, é que o nome de todos constem no contrato de compra e venda, assumindo a responsabilidade pelo pagamento do financiamento do imóvel.