Como usar o FGTS

A maioria das pessoas sabe que o FGTS pode ser utilizado na compra de um imóvel, mas nem todos sabem como usar o FGTS para pagamento de parcelas ou amortização do saldo devedor, desde que o contrato de financiamento tenha sido assinado pelo Sistema Financeiro Habitação (SFH). Vamos falar sobre isso?

Redução das parcelas: É possível reduzir em até 80% o valor das prestações em até 12 meses consecutivos. Esse procedimento pode ser feito todos os anos. É uma opção interessante para quem está passando por um aperto momentâneo, onde o comprador do imóvel precisa reduzir custos.

Redução do saldo devedor: O FGTS também pode ser usado para quitar totalmente ou parcialmente sua dívida. Aqui existem duas opções. Uma delas é amortizar o saldo devedor do imóvel, reduzindo o valor das parcelas. A outra é diminuir o número de parcelas a pagar, mantendo o mesmo valor. Em outras palavras, você reduz o tempo de financiamento.

Importante: É sempre bom lembrar que o FGTS funciona como uma espécie de “seguro” no caso de perda do emprego ou de doenças graves. Por isso, pense bem se vale a pena usar esse recurso. Planejamento é tudo!