Financiamento de imóveis

O Itaú lançou uma nova linha de crédito destinado para a compra de imóveis residenciais. O modelo é composto por uma taxa fixa de 3,99% ao ano mais o rendimento da poupança. Segundo o Itaú, nos valores atuais, o financiamento ficaria em 5,39% (3,99% + 1,4%).​

​A nova linha permite ainda o uso do FGTS como parte do pagamento e a composição de renda com mais de uma pessoa. O valor de entrada deve ser de no mínimo 18% do valor total do imóvel. A modalidade usa o Sistema de Amortização Constante (SAC) que funciona abatendo parte do valor pago nas parcelas diretamente do saldo devedor. ​

Vale a pena?

Com a menor Taxa Selic da história o rendimento da poupança também está em baixa e, por isso, essa condição de financiamento é bem atraente no momento em que estamos vivendo. Mas quando falamos em parcelamento na compra de um imóvel é bom lembrar que geralmente os prazos ficam em torno de 10, 20 ou 30 anos. Nesse caso, é importante pensar no futuro.

Apesar de a nova modalidade anunciada cobrar juros abaixo da concorrência, os interessados devem avaliar qual a melhor opção disponível no mercado em longo prazo. Na prática, como acontece no financiamento atrelado ao IPCA, oferecido pela Caixa, a opção indexada à poupança conta com uma taxa flutuante e está sujeita as instabilidades da economia brasileira.

E se a Selic voltar a subir?

Com o patamar atual da taxa básica de juros em 2% ao ano o rendimento da caderneta não passa de 1,4% no mesmo período. Em um cenário de alta da Selic, a remuneração poderia passar a 0,5% ao mês acrescido da variação da TR, chegando em 6,2% ao ano.

Ou seja, à medida que os juros da taxa básica aumentarem, a remuneração da poupança acompanha o movimento e, consequentemente, o valor do financiamento sobe junto.

Para evitar surpresas desagradáveis em um cenário de alta dos juros, a nova linha de crédito oferecida pelo Itaú define como teto máximo juros de 10,2% ao ano. Esse é um detalhe importante e que oferece garantia de previsibilidade para quem optar por esse tipo de financiamento.

Ficou com dúvidas sobre o assunto e quer saber mais detalhes sobre financiamento imobiliário? Agende um horário e visite nossa loja para conversar com um de nossos especialistas. Estamos a sua disposição para ajudar você no que for preciso.

​Fonte: InfoMoney