Taxa Selic

A Selic baixou novamente e agora chegou a 2,25% ao ano. Certo, mas de que forma isso impacta na sua vida?

A menor Taxa Selic da história é uma oportunidade para quem sonha em comprar ou trocar de imóvel. Isso porque o mercado imobiliário é um dos segmentos mais beneficiados com a redução da taxa básica de juros.

A sequência na queda é um indicador de que as condições de financiamento devem permanecer no patamar que temos atualmente — o que já é motivo para comemoração. E mesmo que os bancos demorem um pouco para repassar esse benefício para seus clientes, a expectativa é que isso aconteça no futuro.

Será mesmo?

Especialistas do setor alertam que o momento exige atenção. A sequência na redução da Taxa Selic não significa que os bancos vão seguir no mesmo ritmo. Existem outros fatores de mercado que são levados em consideração para alterar as condições de crédito. Um deles é a própria demanda por financiamento. Ou seja, quem chegar primeiro pode ser beneficiado pelo melhor momento. Quem deixar para depois pode ter maiores dificuldades de negociar, pois as linhas de crédito podem chegar ao seu limite.

Então, devo comprar agora?

Estamos sim vivendo um excelente momento para a compra. Juros mais baixos, facilidade de financiamento, incentivos do governo e as incertezas provocadas pelo Covid-19 acabaram criando o ambiente perfeito para a negociação. Os proprietários estão mais dispostos a oferecer descontos para fechar negócio e os bancos mais sujeitos a aprovação do crédito.

Lembre-se que essa tendência é positiva para você, mas também é para outras pessoas que estão buscando imóveis. Ou seja, todo mundo está correndo atrás das oportunidades.

E tem mais! Além do interesse por moradia, quem tem dinheiro na poupança ou outros tipos de aplicações já percebeu que está perdendo rendimento. A tendência é de que os investidores passem a olhar com mais força para o mercado imobiliário que tem por característica a segurança e valorização garantida.

Fonte: Panorama Imobiliário e Portal VGV